Economia
Vivo recebe autorização do Banco Central para atuar como fintech de crédito
Empresa informou que vai lançar novos serviços nos próximos 12 meses
A Vivo informou, nesta segunda-feira (dia 2), que obteve autorização do Banco Central para atuar como fintech de crédito. Com a licença, a ideia é que nos próximos 12 meses novos serviços façam parte do seu portfólio: uma conta digital para sua base de clientes e novos produtos de crédito, que são o carro-chefe. Hoje, a empresa já oferece serviços financeiros, como o Parcela Pix e antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Leia também: Crediário no cartão de crédito deve estar disponível para compras on-line no primeiro semestre de 2025
Viu? Falta de profissionais qualificados afeta 40% das ocupações no Brasil
A operadora já atua no setor desde 2020, com o empréstimo pessoal que até junho deste ano acumulou uma carteira de R$ 446 milhões. A licença foi solicitada ao BC há alguns meses. Para Leandro Coelho, diretor da Vivo Fintech, esse é um passo importante para atuação da empresa na área de serviços financeiros.
— Aumenta a eficiência de custos da nossa operação como fintech, e nos dá mais flexibilidade e agilidade para desenvolver novos serviços. Ao atuar com licença própria, ganhamos autonomia na gestão do nosso portfólio — avalia.
Contratação no próprio app
Além do empréstimo pessoal, Parcela Pix e a antecipação do saque-aniversário do FGTS, também já são oferecidos seguros para celular e outros dispositivos, como tablets e notebooks e um consórcio de smartphones. De acordo com Coelho, os serviços ficam disponíveis para clientes elegíveis, mediante análise de crédito e podem ser acessados por meio do app Vivo.
— O assinante tem acesso aos serviços pelo app que ele já usa da Vivo, não precisa realizar qualquer processo adicional de download de um novo app no seu celular. Outro ponto importante é que os serviços são mostrados no aplicativo conforme elegibilidade do cliente — explica Coelho.
Claro também oferece serviços
Outra empresa de telefonia que oferece serviços do mercado de crédito é a Claro. A operadora possui a carteira digital Claro pay, um aplicativo de serviços financeiros digitais, que conta com opções de crédito pessoal para os clientes.
A Claro informou que esses serviços são oferecidos por meio de parcerias com empresas do segmento de crédito. A conta digital possibilita ainda desde a realização de pagamentos pelo smartphone, por aproximação e QR Code Pix, até transferências via Pix; depósitos por meio de boletos gerados no app e pagamentos de boletos e contas por código de barras.
Procurada, a Tim disse que não iria comentar.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo