Economia
Plataforma utiliza inteligência artificial para acelerar acordos pré-processuais do TJRJ. Entenda
Ferramenta atende casos envolvendo a Light e o Termo de Ocorrência de Irregularidade (TOI), mas expectativa é abranger outras empresas e tipos de processos
A implementação da Plataforma +Acordo pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) marcou um avanço na resolução de disputas. A ferramenta on-line, que utiliza inteligência artificial, agiliza acordos em casos pré-processuais. Atualmente, a plataforma atende a casos envolvendo a Light e o Termo de Ocorrência de Irregularidade (TOI), mas a expectativa é que passe a abranger outras empresas e tipos de processos, além de novas funcionalidades, como negociação direta entre as partes e mediação on-line.
Viu? Pesquisa aponta principais razões para pedidos de demissão no país
Emprego: Itaú Personnalité abre seleção para gerentes de relacionamento
A plataforma guia o advogado desde o cadastro do cliente até a homologação do acordo. Após inserir as informações e documentos necessários, o sistema analisa o caso e, se possível, formula uma proposta de acordo, apresentada ao advogado.
— É um projeto inovador. O objetivo é facilitar a solução dos conflitos já conhecidos pelo Tribunal. Aquelas questões que já são pacificadas, nas quais há pouca oscilação na jurisprudência, são transferidas para a plataforma — ressalta o desembargador Cesar Cury, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
Mais eficiência
Inicialmente voltada para conflitos com a concessionária de energia elétrica Light, a plataforma trouxe mais celeridade e eficiência para os advogados. A ferramenta se conecta diretamente ao sistema da distribuidora, permitindo a análise ágil de documentos e a elaboração de propostas de acordo em tempo recorde.
— Foi uma coisa que eu resolvi em pouco menos de vinte dias — comemora o advogado Roniele Silva que diz qa tramitação do processo judicial tradicional poderia se estender por até cinco anos.
A plataforma também oferece aos advogados acesso à jurimetria, apresentando dados estatísticos de casos similares. Com essa função, o advogado pode avaliar as chances de sucesso em uma disputa judicial tradicional e comparar com a proposta de acordo ofertada pela plataforma.
— A Plataforma +Acordo é um marco na justiça brasileira, demonstra como a tecnologia pode ser utilizada para criar um sistema mais justo e eficiente — avalia o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos