Economia
A Alerj aprova projeto que obriga prestadoras de serviços por aplicativo a criarem canal de atendimento ao cliente
Texto segue para o governador, Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou, nesta terça-feira (dia 16), em segunda discussão, um projeto de lei que obriga prestadoras de serviço por aplicativo a instituírem um canal de atendimento ao consumidor na própria plataforma — por meio de chat online, caixa de mensagens ou por inteligência artificial. O texto segue para o governador, Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.
INSS: identidade deixa de ser obrigatória na perícia do BPC para menores de 16 anos
Concurso dos Correios: veja cargos que serão abertos e requisitos pedidos
De acordo com a medida, o canal de atendimento deverá estar em um local visível e de fácil acesso. Em relação ao horário de funcionamento, o projeto prevê que esteja disponível em horário equivalente ao serviço ofertado.
Se o problema não for solucionado pelo canal, a proposta indica que o consumidor seja direcionado para uma atendente. As empresas terão o prazo de 120 dias após a publicação da norma no Diário Oficial para se adequarem.
Se a proposta virar lei, em caso de descumprimento, as empresas serão notificadas e ficarão sujeitas a uma multa inicial de cerca de R$ 453,73. Além disso, será aplicada uma multa diária de R$ 68 até que o canal de atendimento seja estabelecido. Os valores arrecadados serão destinados ao Fundo Especial de Apoio a Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Feprocon).
A medida não se aplica às empresas de transporte particular de passageiros por aplicativo, as quais já são regidas pela Lei 8.552/19, que exige um serviço de atendimento 24 horas por meio telefônico.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo