Economia

G20 no Brasil discute sistemas alimentares sustentáveis e agricultura em 'live'

Tema é central para bandeiras defendidas pelo país na presidência do grupo, como combate à fome, à pobreza e à desigualdade

Agência O Globo - GLOBO 09/04/2024
G20 no Brasil discute sistemas alimentares sustentáveis e agricultura em 'live'
G20 no Brasil discute sistemas alimentares sustentáveis e agricultura em 'live' - Foto: Reprodução / internet

Os jornais O GLOBO e Valor e a rede de rádio CBN vão realizar na quarta-feira (10/4), às 11h, a live “Sistemas Alimentares Sustentáveis e Agricultura”. O debate faz parte do G20 no Brasil, projeto especial de cobertura dos eventos que marcam a presidência brasileira do grupo de grandes economias do planeta.

O Brasil assumiu a presidência itinerante do G20 com três bandeiras centrais: além de desenvolvimento sustentável e reforma da governança global, a lista de prioridades brasileiras inclui o combate à fome, à pobreza e à desigualdade, o que reforça a importância das discussões sobre o desenvolvimento de um sistema alimentar sustentável e sobre os avanços e desafios da produção agropecuária.

Alvo fiscal: Haddad cita mudança de cenário e diz que busca ‘meta factível’ para contas públicas em 2025

Desenvolvimento sustentável: Pacto Global da ONU vê mais empresas engajadas, mas cobra que Brasil tenha voz na transição para baixo carbono

A oferta global de alimentos nunca foi tão abundante, mas, ainda assim, cerca de 750 milhões de pessoas passam fome no mundo, segundo o relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo”, que a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) publicaram em julho do ano passado.

Acompanhe a 'live' pelo link abaixo.

Desafios à produção

O desperdício e os impactos sobre o meio ambiente são dois dos grandes problemas da cadeia de produção de alimentos. De acordo com a FAO, quase um terço de todos os alimentos que o mundo produz todos os anos se perdem ou são desperdiçados, e os sistemas agroalimentares são responsáveis por um terço das emissões de gases de efeito estufa.

Participarão das discussões Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS, Gustavo Guadagnini, presidente da organização GFI Brasil, e Jaqueline Ferreira, pesquisadora e gerente de portfólio do Instituto Escolhas. O moderador do debate será o jornalista Patrick Cruz, editor-chefe da Nova Globo Rural, núcleo formado pelas versões impressa e digital da revista Globo Rural e da editoria de Agronegócios do Valor.

O projeto G20 no Brasil tem o governo do Rio de Janeiro como Estado anfitrião, o município do Rio, capital do G20, como cidade anfitriã, e patrocínio da JBS. A iniciativa é dos jornais O GLOBO e Valor e da rede de rádio CBN.