Economia
Trabalhadores passam dois dias inteiros por semana com e-mails e reuniões, aponta pesquisa
Levantamento da Microsoft ressalta que tempo excessivo gasto com tais atividades pode estar prejudicando a produtividade e a satisfação dos funcionários no trabalho
Trabalhadores chegam a gastar até dois dias inteiros por semana enviando e-mails e participando de reuniões. É o que aponta pesquisa recente da Microsoft, que constatou que 25% dos usuários mais ativos dos aplicativos da gigante da internet dedicavam, em média, 8,8 horas por semana para ler e escrever e-mails. No caso das reuniões, são gastas mais de 7,5 horas.
Consultora explica: Como se sair bem em reuniões e apresentações no trabalho
Quintou!: Semana de quatro dias faz bem para a saúde dos funcionários, comprova estudo
A plataforma monitorou no primeiro semestre deste ano a atividade de 31 mil colaboradores que utilizam as ferramentas disponibilizadas pela empresa. Geralmente, são aplicativos usados de forma on-line na rotina do trabalhador. O estudo indica que o tempo gasto na comunicação por e-mail destaca o problema crescente da sobrecarga digital no local de trabalho.
O estudo da Microsoft também revelou que o funcionário médio gasta aproximadamente 57% do seu tempo utilizando o software de escritório para fins de comunicação. Esse percentual demonstra ainda mais a extensão em que as atividades de comunicação dominam o dia de trabalho, o que deixa pouco espaço para as responsabilidades reais relacionadas às atividades específicas.
Conforme a pesquisa, nem as lideranças escapam dos efeitos do acúmulo de e-mails e reuniões: 64% dos entrevistados em todo o mundo disseram não ter tempo e energia para se concentrar em suas principais funções de trabalho. Isso indica, segundo a pesquisa, que o tempo excessivo gasto com e-mails e reuniões pode estar prejudicando a produtividade e a satisfação dos funcionários no trabalho.
Prazer e trabalho: Quais são os sete empregos que causam mais infelicidade, segundo Harvard
Pesquisa responde: Empresas com home office faturam mais do que com trabalho presencial?
Em resposta ao desafio da sobrecarga de comunicações, algumas empresas estão implementando estratégias para resolver o problema, como definir horários dedicados a reuniões, alocar tempo de foco para trabalho ininterrupto, reduzir a duração das reuniões e definir padrões mais altos para a convocação de reuniões.
Tais medidas têm como objetivo encontrar um equilíbrio entre a comunicação eficaz e permitir que os funcionários tenham tempo e espaço para se concentrar em suas tarefas principais.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola