Economia
IGP-M tem alta de 0,59% em novembro
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), indicador usado para o reajuste de aluguéis, registrou uma variação de 0,59% em novembro.
Apesar do aumento em relação a outubro, o índice acumula um recuo de 3,89% ao ano e queda de 3,46% nos últimos 12 meses. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
De acordo com o coordenador do índice de preços da FGV, André Braz, o resultado de novembro foi influenciado pelo aumento nos preços de commodities, matérias primas básicas, ao produtor, com destaque para os preços do farelo de soja e do café em grão. Outro destaque foi a alta do óleo diesel, com uma elevação de 6,56%.
O IGP-M é formado a partir de três componentes: o Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede os custos no atacado; o Índice de Preços ao Consumidor, que apura o comportamento dos preços para as famílias; e o Índice Nacional de Custo da Construção.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo registrou aumento de 0,71% em novembro e o índice de Preços ao consumidor teve alta de 0,42% no mês, com maior contribuição do grupo Alimentação, em especial o item Hortaliças e Legumes (7,58%). O Índice Nacional de Custo da Construção subiu 0,1% em novembro.
Economia O acumulado no ano, no entanto, apresenta recuo do índice Rio de Janeiro 29/11/2023 - 11:37 Nádia Faggiani/ Sumaia Villela Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional IGP-M inflação quarta-feira, 29 Novembro, 2023 - 11:37 96:00
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola