Economia
Joias escondidas: Rio guarda destinos pouco conhecidos. Saiba quais
De cidade em ruínas a parque temático de dinossauros, estado guarda tesouros
Embora seja reconhecido como um dos principais destinos turísticos do país, o Rio ainda conserva locais que são joias pouco conhecidas pela maioria dos visitantes. Privilegiado pelo relevo e pela localização geográfica, o estado detém uma das maiores coberturas preservadas de Mata Atlântica do país, protegendo sua fauna e sua flora. Mas os tesouros históricos e os investimentos em parques temáticas também são atrações imperdíveis.
A três horas de carro da capital, o Parque Estadual do Desengano abriga uma áreas verdes mais intocadas do país, em Santa Maria Madalena. Considerado a mais antiga Unidade de Conservação Estadual, o parque tem trilhas e visitação aberta diariamente.
Além de belezas naturais, o estado também exibe uma riqueza histórica potente. Em Rio Claro, há as ruínas da antiga cidade de São João Marcos. O município, que ganhou importância durante o Ciclo do Café — e que teve entre seus filhos ilustres Pereira Passos, Ataulfo de Paiva e Fagundes Varela —, foi desocupado em 1940 para receber a inundação do reservatório de Ribeirão das Lajes, com a construção da Usina de Fontes Nova.
Em 2008, a história começou a ser redescoberta com a construção do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, que fica na Estrada RJ-149, Km 20. A visitação é gratuita, de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h.
Para o subsecretário estadual de Turismo, Nilo Félix, o Rio tem atrações para todos os gostos. Os visitantes, porém, devem sempre verificar às condições de deslocamento e de hospedagem para tornar a experiência de visitação mais completa e sem frustrações.— O turismo é um tripé: hospedagem, transporte e agente de viagem. Por isso, é bom verificar a localização antes de botar os pés na estrada — afirma Félix.
DinoLovers encontram seu refúgio
Em uma área de 1,4 milhão de metros quadrados, o parque temático Terra dos Dinos, em Miguel Pereira, no Centro-Sul Fluminense, abriga cerca de 40 modelos de dinossauros em escala real, alguns com sons e movimentos. O espaço também oferece conteúdo de paleontologia, biologia e educação ambiental, além uma tirolesa que possibilita a observação da paisagem da Mata Atlântica que cerca o local.
— A gente fugiu do modelo de exposição dos parques de dinossauros tradicionais. O nosso tem storytelling (contação de história). O visitante tem a trilha suspensa, passa pela gruta-fantasma, encontra o tratador andando com o dinossauro. É uma verdadeira experiência — explica Márcio Clare, CEO do parque.
O local fica às margens da RJ-125 (Rodovia Ary Schiavo 42.281, Governador Portela), numa serra cercada por ipês.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola