Economia
Rio é novo destino nacional de turismo de aventura
Estado entra para calendário esportivo nacional
O Estado do Rio — conhecido mundialmente por suas praias deslumbrantes e paisagens urbanas icônicas — também abriga uma variedade de destinos no interior que são paraísos para a prática de esportes e atividades radicais. Para quem busca aventura longe das praias movimentadas e do agito da cidade, o interior oferece cenários deslumbrantes e oportunidades para os amantes de esporte e adrenalina.
Seja explorando trilhas desafiadoras, descendo corredeiras em um rafting emocionante ou voando em um parapente, o interior do Rio é um playground e tanto para quem curte aventuras. Algumas cidades já consolidaram sua vocação para essas práticas, como Saquarema no surfe, que é palco de grandes competições e etapas internacionais como o WCT e o SuperSurf. Ou mesmo aqueles destinos menos badaladas como a cidade de Porciúncula, no Noroeste do estado, que recebe visitantes de todo o país para a prática de voo livre.
Além disso, Philippe Campello, ex-presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio (TurisRio) e responsável pela organização de provas de corrida de aventura, ressalta a importância de sediar eventos desse tipo que ocorrem durante vários dias, percorrendo dez, 11 cidades do interior, com muitos participantes:
— O Rio de Janeiro tem, além de sua exuberância natural, uma vasta capacidade de hotelaria e hospedagem, acesso bom a unidades de conservação e caminho tranquilo de chegar. Essas características colaboram para o turismo de aventura — explica Campello.
Morador de Brasília, o funcionário público Pedro Nery Lavinas, de 43 anos, vem pelo menos uma vez por ano ao Rio para participar desses eventos. Neste mês, ele esteve no estado para a Expedição Terra de Gigantes, com provas de corrida, mountain bike, trekking, canoagem e técnicas verticais, no distrito do Sana, em Macaé.
— Gosto do Rio basicamente por causa da natureza. A serra é muito bonita, e há conexão e proximidade com o mar. As paisagens são lindíssimas. Tem muita opção na própria cidade do Rio: floresta da Tijuca, Gávea, praias escondidas, trilhas... O clima também é sempre bom — destaca.
Na Costa Verde, os adeptos do turismo desportivo podem optar por mergulho, surfe, trekking e canoa havaiana, entre outras modalidades.
Na Serra Verde Imperial, há lugares próprios para a prática de caminhada, trekking, escalada e rapel, mountain bike, ciclismo, rafting e canoagem, além de voo livre e golfe. Para escalada, os municípios que têm o maior potencial são os localizados nas Agulhas Negras(Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real).
A Costa Doce — que engloba Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra — aguarda os apreciadores de voo livre, ciclismo e trilhas.
O Vale do Café (Vassouras, Valença, Rio das Flores, Barra do Piraí, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Paty do Alferes, Miguel Pereira e Paraíba do Sul) agrada aos amantes da velocidade por ter um kartódromo internacional. E as corredeiras dos Caminhos Coloniais fizeram com que a região se tornasse um dos melhores points para a prática de rafting.
Preservação da natureza é ponto forte
Para os atletas, a preservação do meio ambiente é um dos principais atrativos para a escolha dos locais de realização de provas e turismo de aventura. Neste quesito, o Rio tem mais de 30% de seu território protegido por unidades de conservação.
— O turismo de aventura tem a questão de contemplação da natureza. Por isso, o atleta não vai querer participar de uma prova num local perturbado ambientalmente falando. É preciso estar em contato com a natureza e a possibilidade de observação da fauna e da flora — explica Phillipe Campello.
Um dos destinos mais procurados é a Serra dos Órgãos, na Região Serrana. Com suas montanhas imponentes e trilhas desafiadoras, essa área é um paraíso para os praticantes de trekking e montanhismo. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos oferece uma variedade de trilhas, desde aquelas adequadas para iniciantes até aquelas que desafiam os mais experientes. As vistas panorâmicas e a rica biodiversidade tornam essa região um destino imperdível para os amantes da natureza e dos esportes de aventura.
O estado também atrai pela prática de esportes aquáticos. As represas e os rios proporcionam condições ideais para a prática de canoagem e rafting. A cidade de Três Rios, por exemplo, é conhecida por suas águas turbulentas, oferecendo experiências emocionantes para os aventureiros que buscam adrenalina nas correntezas. Além disso, para os praticantes de esportes radicais como parapente e asa-delta, a região de Nova Friburgo se destaca como um destino para os aventureiros.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola