Economia
2024: veja o que o Rio e outras cidades do estado planejam para o réveillon
No último réveillon, a média de ocupação de leitos na capital ficou em 98%
A contagem já é quase regressiva: falta praticamente um mês para a chegada de 2024, e as cidades fluminenses se preparam para as festas de réveillon. Nas areias de Copacabana, uma das maiores viradas do mundo, um maestro — cujo nome ainda não foi divulgado — vai “reger” não apenas os músicos de uma orquestra sinfônica, mas também o espetáculo de fogos, que vai durar 12 minutos.
Além disso, a festa vai reunir nomes de peso. No palco Copacabana, se apresentarão Ludmilla, Glória Groove, Luísa Sonza, e a bateria da atual campeã do carnaval, a Imperatriz Leopoldinense. Já o palco Samba receberá Jorge Aragão, Teresa Cristina, Diogo Nogueira e Belo, além da bateria da escola de samba Viradouro.
A programação contará ainda com outros dez palcos pela cidade, como nas praias do Flamengo e de Ramos, no Parque Madureira, na Ilha de Paquetá e nas praças Mauá e das Juras, que fica em Bangu.
A expectativa para a virada é grande. A primeira prévia da pesquisa de ocupação hoteleira do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio (HotéisRIO) revelou que mais da metade dos quartos disponíveis já estão reservados para o período.
Presidente da entidade, Alfredo Lopes observa que, além da virada em si, shows como os de Paul McCartney e Ivete Sangalo, que ocorrerão em meados de dezembro deste ano, deverão aumentar ainda mais a ocupação neste período.
— O ano de 2023 tem registrado um ótimo desempenho, com médias mensais superiores às de 2022, o que demonstra uma tendência de alta. No último réveillon, a média de ocupação ficou em 98%, e acreditamos que devemos ficar bem perto da lotação máxima, até porque é comum acontecerem vendas de última hora — diz Lopes.
Bares e restaurantes também estão otimistas, como analisa Fernando Blower, presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio):
— O ano vem sendo de recordes no turismo. Sabemos que o setor é diverso e os estes números variam, mas numa visão geral, o setor encontra-se otimista com os eventos e as festividades de fim de ano.
Fogos e show também em outras cidades
Além da capital, outros municípios do Rio prometem uma programação especial para a virada. Do outro lado da baía, Niterói terá queima de fogos e show do cantor Lulu Santos no réveillon da Praia de Icaraí.
Maricá prevê apresentação de artistas locais e show pirotécnico em seis pontos da cidade, com destaque para a Lagoa de Araçatiba, que terá 15 minutos de queima de fogos sincronizada com o espetáculo “Águas dançantes”. A atração exibirá movimentos com jatos de água criando efeitos de dança em sintonia com a música e a iluminação.
Na Região dos Lagos, Cabo Frio prepara queima de fogos de 15 minutos para a virada e três dias de apresentações artísticas na Praia do Forte e no distrito de Tamoios.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola