Economia

Comissão do Senado aprova dois indicados de Lula para diretorias do Banco Central

Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira terão nomes analisados pelo plenário

Agência O Globo - GLOBO 28/11/2023
Comissão do Senado aprova dois indicados de Lula para diretorias do Banco Central
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado, aprovou nesta terça-feira os novos indicados pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a cúpula do Banco Central.

Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira foram indicados, respectivamente, para a diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos​ e a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.

Com os novos nomes, serão quatro diretores nomeados pelo presidente Lula no total de nove cadeiras na cúpula do BC, incluindo o chefe da instituição.

As indicações seguem agora para análise e votação no plenário do Senado.

Fernanda Guardado e Maurício Moura, indicados na gestão de Bolsonaro, estão deixando as diretorias do BC. A diretoria de Internacional é geralmente ocupada por nomes de fora da casa, com passagens por bancos ou instituições de ensino, enquanto a diretoria de gestão de Riscos é tida como uma cadeira interna.

Essa é a segunda leva de nomes de Lula para o BC. O ex-número 2 do Ministério da Fazenda Gabriel Galípolo assumiu em julho a diretoria de Política Monetária — área chave para o embasamento técnico das decisões sobre juros. Já o servidor de carreira Ailton Aquino assumiu a diretoria de Fiscalização.

Rodrigo Alves Teixeira

Teixeira é servidor de carreira do BC com mais de 20 anos de casa. Ele tem graduação, mestrado e doutorado em economia pela Universidade de São Paulo (USP);

Desde de janeiro, ele atua como secretário especial adjunto de Análise Governamental na Casa Civil;

Ele também trabalhou como vice-secretário municipal e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de São Paulo, entre 2013 e 2015, período em que o ministro Fernando Haddad estava à frente da Prefeitura.

Paulo Picchetti

Picchetti coordena o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) na Fundação Getúlio Vargas e foi coordenador de índice de preços na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe);

Ele é mestre em Economia pela Universidade de São Paulo e doutor em Economia pela Universidade de Illinois;

Atualmente, ele trabalha como professor na Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP).