Economia
INSS convoca segurados por telefone para antecipação de 9 mil perícias para BPC. Fique atento
Mais de 400 mil segurados aguardam por procedimento
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a convocação de nove mil segurados que aguardam há mais de 100 dias pela perícia médica para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência. O público terá o procedimento antecipado.
O contato do órgão para avisar do agendamento do atendimento está sendo feito por telefone, no número (11) 2135-0135, e também pelo aplicativo Meu INSS. Além disso, os segurados estão sendo avisados por e-mail ([email protected]) e SMS, por quatro números: 29230, 27030 ou 92716, do Ministério do Desenvolvimento Social, ou pelo 28041, do INSS.
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e concursos e receba as principais notícias do dia
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Descontos, promoções e Black Friday e receba as principais notícias do dia
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal INSS, FGTS e seus direitos e receba as principais notícias do dia
O INSS tem intensificado a comunicação por conta das faltas nos agendamentos. Segundo o órgão, desde que as perícias começaram a ser antecipadas, de 341 agendamentos, só 91 segurados compareceram.
Na perícia, é preciso levar atestados, resultados de exames, laudos, receitas e demais documentos que possam auxiliar o médico perito, além de documento de identificação com foto. O não comparecimento à perícia médica poderá implicar desistência ou indeferimento do pedido.
O resultado da perícia estará disponível on-line depois das 21 horas do dia que o atendimento foi realizado. No entanto, se mesmo assim ainda não sair dentro desse prazo, a orientação é entrar em contato com a Central 135 para obter mais informações.
Quem tem direito?
Pode requerer o BPC/Loas a pessoa com deficiência e renda familiar per capita (por pessoa) de até ¼ do salário-mínimo (ou seja, R$ 330), calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico). O valor do benefício é de um piso nacional (R$ 1.320).
Para receber o benefício, não é necessário ter contribuído para o INSS. O segurado, no entanto, não tem direito ao 13º salário, e o benefício não é convertido em pensão por morte.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola