Economia

Governo do RJ faz acordo para terminar obras do metrô da Gávea

marizete.souza 24/11/2023
Governo do RJ faz acordo para terminar obras do metrô da Gávea

As obras da Estação Gávea, ligando a zona sul à zona oeste do Rio, serão retomadas. Graças a assinatura de um acordo entre o governo do estado do Rio de Janeiro e a concessionária MetrôRio para terminar a linha 4, que está parada desde 2015.  

De acordo com o documento, a concessionária MetrôRio arcaria com o valor necessário para a conclusão do terminal; e, em troca, o governo faria uma extensão de 10 anos no contrato de concessão da empresa pela operação das três linhas do metrô no Rio.  

As obras na Estação Gávea seriam executadas pela Rio-Barra, empresa que construiu a linha 4 até a Barra da Tijuca.  

A previsão é que as obras custem R$ 600 milhões para a concessionária MetrôRio. Uma das exigências do governo do Estado é que o valor da tarifa da linha 4 seja mantido igual as das linhas 1 e 2, hoje em R$ 6,90.  

A proposta ainda precisa da aprovação dos órgãos de controle: Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.  

A previsão de conclusão das obras é de 36 meses depois da aprovação do projeto.    

Economia Rio de Janeiro 24/11/2023 - 10:42 Tâmara Freire/ Marizete Cardoso Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional Obras Metrô Gávea sexta-feira, 24 Novembro, 2023 - 10:42 1:16