Economia
BC da Turquia decide elevar taxa básica de juros de 35% a 40% e vê fim do ciclo de altas perto
O Banco Central da Turquia decidiu nesta quinta-feira, 23, elevar sua taxa básica de juros, de 35% a 40%. Analistas ouvidos pela FactSet previam alta menor, a 37,5%. Em comunicado, o BC diz que o nível existente de demanda doméstica, a persistência da inflação de serviços e riscos geopolíticos mantêm a pressão inflacionária.
Por outro lado, a instituição avalia que indicadores recentes sugerem que a demanda doméstica começa a moderar, conforme o aperto monetário se reflete nas condições financeiras. "O comitê também avalia que as expectativas de inflação e o comportamento na precificação começam a mostrar sinais de melhora", acrescenta.
O comunicado ainda diz que o conselho "avaliou o nível atual do aperto monetário como significativamente próximo do nível exigido para estabelecer o curso da desinflação". Com isso, adianta que o ritmo do aperto "irá desacelerar e o ciclo de aperto será completado em um curto período". Ao mesmo tempo, acrescenta que o aperto "será mantido o tempo necessário para garantir estabilidade sustentada no preço".
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos