Economia

Calor e apagões impulsionam conserto de geladeira e freezer. Demanda cresce 83%, no Rio

No caso de aparelhos danificados pela falta de energia, o consumidor pode solicitar o ressarcimento do prejuízo

Agência O Globo - EXTRA 23/11/2023
Calor e apagões impulsionam conserto de geladeira e freezer. Demanda cresce  83%, no Rio
calor - Foto: Reprodução

A onda de calor que este ano chegou mais cedo em várias cidades do país e os apagões, e picos de energia, têm impulsionado a procura por profissionais que consertam de geladeira e freezer. Empresas especializadas observam um aumento de mais de 80% no volume de solicitações de manutenção dos aparelhos.

No Rio, a procura por serviços de assistência técnica para ar-condicionado no aplicativo GetNinjas saltou 83%, na comparação do período de 5 a 18 de novembro com a quinzena anterior. A plataforma conecta profissionais de diferentes setores a potenciais clientes.

Em outros estados, a variação dentro da plataforma é ainda maior. Em Minas Gerais, o aumento no período foi de 101%, enquanto em São a busca pelos serviços subiu 100%.

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Há 22 anos trabalhando no ramo, o técnico em refrigeração Lauro Pereira, de 44 anos, atende em média cinco clientes por dia, e no momento está trabalhando de domingo a domingo. Segundo ele, os apagões em diversas regiões do Rio e quedas de energia também têm prejudicado a vida útil dos equipamentos:

— Realmente não estamos com uma boa tensão de energia. Além disso, essa alta de calor repentinamente fez que os equipamentos entrassem em colapso. Todo ano há uma alta de serviços, porém ele vai aumentando gradativamente durante o verão, mas há duas semanas o calor veio muito forte -- conta Lauro.

Se a demanda pelo serviço aumenta, o preço acompanha e a manutenção pode ficar cara. Se for a troca de um motor e se o cliente comprar a peça, o conserto pode custar R$ 600 para a instalação. Mas a se o técnico fornecer o motor com mão de obra, o preço chega R$ 1.100.

Lucas Arruda, CFO do GetNinjas, ressalta que a plataforma identifica movimentos sazonais na demanda do serviço, de acordo com o período do ano. Mas, segundo ele, o movimento que geralmente é verificado na segunda quinzena de dezembro e janeiro, já está ocorrendo com um mês de antecedência.

-- Verificamos tanto aumento na demanda dos clientes pelos serviços, e também a demanda dos profissionais que estão visualizando as solicitações e buscando o acesso para atender esses clientes -- explica Lucas.

Queda de energia

O advogado do programa de energia do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Lourenço Moretto, explica que os clientes das distribuidoras de energia que tiveram prejuízos com eletrodomésticos após apagões e quedas de luz podem solicitar o ressarcimento às empresas.

-- Os danos a equipamentos após as quedas de energia e os picos são casos de reparação ao consumidor. O ideal é que o consumidor tenha a nota fiscal do aparelho, até para comprovar o ano de fabricação, tempo uso e a procedência, isso ajuda na via administrativa. O consumidor também pode anexar um ou dois orçamentos para o conserto. Mas quando o aparelho queima, não tem jeito. Ele deve ser ressarcido do prejuízo -- ressalta o advogado.

De acordo com o Idec, o primeiro é fazer a solicitação diretamente com a empresa distribuidora de energia da região. O consumidor também pode reclamar na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Explicações

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) dos Serviços Delegados e das Agências Reguladoras deve realizar, na próxima terça-feira (dia 28), uma audiência pública em que serão convocados os presidentes das empresas Enel e Light para prestarem esclarecimentos sobre a falta de energia em diversos pontos do estado durante os últimos dias. A medida foi anunciada em plenário pelo presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL).

Desde o temporal que atingiu o estado no último sábado (dia 18), mais de 100 mil moradores de diversas cidades foram afetados pela falta de luz, problema que se prolongou, em alguns casos, por até 5 dias.