Economia
TST derruba acordo coletivo entre sindicato e supermercado que permitia trabalho em feriado
Ministros consideraram que autorização deveria vir por convenção
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) anulou a cláusula de um acordo coletivo entre um supermercado e um sindicato que autorizava o trabalho em feriado. Os ministros entenderam que essa autorização só poderia ocorrer por meio de uma convenção coletiva, celebrada com toda a categoria.
A decisão foi tomada na segunda-feira pela Seção Especializada em Dissídios Coletivos do TST e atendeu a um pedido de um sindicato filiado à Federação de Comércio de Minas Gerais (Fecomércio MG).
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e concursos e receba as principais notícias do dia
Voltou atrás: Governo suspende portaria que restringe trabalho aos domingos e feriados e vai negociar outro texto
— Essa decisão recorrida se encontra em confronto com o posicionamento desta seção especializada, segundo o qual o trabalho em feriado no comércio em geral só pode ser instituído por convenção coletiva, (...) sendo invalida a permissão em acordo coletivo, em face da necessidade de garantir a isonomia nas categorias econômicas — afirmou o relator do recurso, ministro Alexandre Belmonte, quando o caso começou a ser julgado, em outubro.
O posicionamento do relator foi seguido por todos os demais ministros na sessão de segunda-feira. A ação do sindicato havia sido negada em primeira instância, inclusive com um pagamento de multa por litigância de má fé. A cláusula do acordo foi anulada e a multa foi revista.
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Descontos, promoções e Black Friday e receba as principais notícias do dia
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal INSS, FGTS e seus direitos e receba as principais notícias do dia
O assunto ganhou projeção recentemente após o governo federal revogar uma portaria editada em novembro de 2021, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que facilitava o trabalho nos feriados. Com a nova regra, o trabalho nos feriados somente será permitido se houver previsão em convenção coletiva da categoria e observada a lei municipal.
Líderes da Câmara, no entanto, tentam derrubar a nova portaria. Na terça-feira, foi aprovada a urgência de um projeto de decreto legislativo que suspende as novas regras.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos