Economia
Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta a mais um lote residual nesta quinta-feira
Dinheiro será depositado no 30 de novembro, na conta indicada no ato da declaração
A Receita Federal vai abrir nesta quinta-feira (dia 23), a partir das 10h, a consulta a mais um lote residual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Desta vez, serão contemplados 358.737 contribuintes. O dinheiro será depositado no dia 30 de novembro, na conta indicada na declaração anual.
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e concursos e receba as principais notícias do dia
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Descontos, promoções e Black Friday e receba as principais notícias do dia
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal INSS, FGTS e seus direitos e receba as principais notícias do dia
Este lote residual terá um valor total de R$ 762,9 milhões. Desse total, segundo o Fisco, R$ 524,8 milhões serão destinados a pessoas com prioridade de recebimento garantida por lei, sendo 5.774 idosos acima de 80 anos, 58.060 cidadãos entre 60 e 79 anos, 6.654 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 14.863 trabalhadores cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Por fim, estarão incluídos neste lote 129.019 contribuintes que não têm prioridade legal, mas receberam essa prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix. Foram contemplados ainda 144.367 contribuintes não prioritários.
Falta de luz: Apagão no Rio? Conheça os direitos do consumidor. Veja perguntas e respostas
Como consultar
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet. Depois, é preciso clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração.
Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações erradas.
Endividamento: Feirão Limpa Nome oferece descontos que chegam a 99% até sábado. Consumidores comemoram saída do cadastro restritivo
Pagamento
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.
Se o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate a restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo