Economia
Concessão da "Rodovia da Morte", em Minas, é adiada pela terceira vez por falta de interessados
Edital prevê investimentos de R$ 10 bilhões; entre as melhorias está a correção do traçado para reduzir índice de acidentes
O leilão da rodovia BR-381, conhecida como 'Rodovia da Morte' pelo alto índice de acidentes, foi adiado pela terceira vez. O certame estava previsto para a próxima sexta-feira, dia 24, na B3, em São Paulo, mas não houve propostas. O investimento previsto na rodovia é de R$ 10 bilhões.
Em nota, o Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) confirmaram que o projeto não obteve propostas. O prazo para a entrega dos envelopes pelos interessados terminou ao meio-dia de hoje.
"O Governo Federal continua determinado em encontrar uma solução para modernizar e adequar a capacidade da BR-381/MG, que, em virtude dos acidentes ocorridos nas últimas décadas, ficou conhecida como Rodovia da Morte", diz a nota.
As duas outras tentativas de conceder a rodovia ao setor privado ocorreram em 2021 e 2022, mas também não houve interessados. O ministério informou que novas trataivas serão reiniciadas com o Tribunal de Contas da União (TCU) para criar as condições necessárias e viabilizar o investimento privado. A expectativa é fazer o leilão no primeiro semestre de 2024.
O trecho a ser concedido tem 304 quilômetros entre Governador Valadares (MG) e Belo Horizonte (MG). Para reduzir o índice de acidentes, o edital 152 correções de traçado, ou seja, adequações da geometria da via para permitir ao usuário a manutenção da velocidade, garantindo segurança e fluidez no trajeto.
Entre as melhorias, estão a duplicação de 134 quilômetros da rodovia e implantação de 138 quilômetros de faixas adicionais. O projeto também implantação de 36 travessias de pedestres e 34 passagens de fauna, além da construção de dispositivos de retornos e rotatórias. A concessão tem o potencial de gerar aproximadamente 87 mil empregos diretos, indiretos.
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