Economia
Mutirão oferece orientação gratuita para MEIs sobre inscrição estadual, que será obrigatória para vender
Prazo para adquirir o registro voluntariamente termina no próximo dia 30 e mais da metade dos MEIs ainda não fez a inscrição
O projeto Facilita MEI acontecerá nestas terça e quarta-feiras, dias 21 e 22 de novembro, no Centro do Rio, levando orientação sobre como fazer a Inscrição Estadual, que passará a ser obrigatória para aqueles cuja atuação tenham incidência de ICMS. Ou seja, os MEIs que fazem vendas de produtos. Esses microempreendedores individuais terão até o dia 30 deste mês para adquirir o registro voluntariamente. E mais da metade ainda não fez a inscrição, podendo se tornar alvo de fiscalização da Receita Estadual.
O atendimento aos MEIs será feito por ordem de chegada, das 10h às 16h, gratuitamente, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ), na Rua Primeiro de Março 33 . A ação é fruto da parceria entre o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), a Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ), a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) e o Sebrae Rio.
A Inscrição Estadual foi lançada em agosto, a fim de permitir que os MEIs ofereçam produtos em plataformas de marketplace que pedem o registro na Sefaz e comprem mercadorias de fornecedores que também fazem essa exigência. Com a mudança, a categoria também terá a emissão simplificada de notas fiscais, que passa a ocorrer de forma automática.
Segundo um levantamento do DataSebrae, o Estado do Rio de Janeiro contabiliza quase 260 mil Microempreendedores Individuais que trabalham com a venda de produtos. No entanto, pouco mais de 100 mil já adquiriram sua Inscrição Estadual.
Na ação no Centro do Rio, os interessados também poderão tirar dúvidas sobre como formalizar um negócio e receber consultoria.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos