Economia
Com riscos à perspectiva de inflação, é prematuro discutir cortes de juros, diz Guindos, do BCE
O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, disse que é prematuro discutir possíveis cortes de juros, uma vez que ainda há riscos à perspectiva da inflação na zona do euro.
Em entrevista ao jornal esloveno Finance, Guindos disse que aumentos dos preços de energia, o enfraquecimento do euro e o avanço dos custos unitários do trabalho são ameaças em potencial à trajetória dos preços ao consumidor no bloco.
Em outubro, a taxa anual da inflação ao consumidor da zona do euro desacelerou a 2,9%, mas permanecia bem acima da meta oficial de 2% do BCE.
"É essencial focar o núcleo da inflação, para o qual existem vários riscos", disse Guindos na entrevista, que foi reproduzida no site do BCE nesta quinta-feira. "Qualquer discussão sobre redução de taxas de juros é claramente prematura," acrescentou.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico