Economia

INSS faz mutirão de atendimento de BPC/Loas no Rio no fim de semana

Iniciativa acontece nos dias 11 e 12 na agência da Barra da Tijuca, na Zona Oeste

Agência O Globo - EXTRA 09/11/2023
INSS faz mutirão de atendimento de BPC/Loas no Rio no fim de semana
INSS - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) faz no próximo fim de semana um mutirão de atendimento a segurados que precisam dar entrada no pedido de Benefício de Prestação Continuada (BPC). A ação acontece na agência da Previdência Social na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal INSS, FGTS e seus direitos e receba as principais notícias do dia

Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e concursos e receba as principais notícias do dia

Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Descontos, promoções e Black Friday e receba as principais notícias do dia

Os atendimentos acontecerão nos dias 11 e 12 de novembro. Segundo o órgão, 200 pessoas devem passar pela análise social com seis assistentes sociais.

Ainda de acordo com o INSS, a ação tem como objetivo agilizar a fila de atendimento. Em setembro, mais de 452 mil pessoas aguardavam pela análise do requerimento de BPC/Loas em todo o país, 30,8 mil apenas no Estado do Rio. Os números de outubro ainda não foram divulgados.

Os interessados podem marcar o atendimento prévio pelo aplicativo ou site do Meu INSS e Central 135.

O BPC/Loas é um benefício no valor de um salário-mínimo — hoje em R$ 1.320 — mensal para pessoas com deficiência que comprovem a condição de vulnerabilidade, ou seja, com renda mensal por pessoa da família abaixo de R$ 330. O cálculo é feito com base nas informações do Cadastro Único (CadÚnico).

Para ter direito ao benefício não é necessário ter contribuído ao INSS. O segurado não tem direito ao décimo terceiro salário e o benefício não é revertido em pensão por morte.