Economia
Governo lança central 121 para atendimento de beneficiários de programas sociais. Veja como vai funcionar
O serviço conta com cerca de 600 operadores que atendem os mais diversos tipos de demandas, principalmente sobre o Programa Bolsa Família.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou o “Disque Social 121”. O serviço telefônico é direcionado ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e beneficiários de programas sociais, para solucionar problemas de pessoas em situação de vulnerabilidade ou necessidade social, oferecendo suporte e informações relacionadas às questões sociais, serviços públicos e recursos disponíveis.
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e Concursos e receba as principais notícias do dia
O serviço conta com cerca de 600 operadores que atendem os mais diversos tipos de demandas, principalmente sobre o Programa Bolsa Família.
Além de dúvidas sobre o programa Bolsa Família, também há questões que envolvem o Cadastro Único, como a isenção de taxa de concurso público, a Tarifa Social de Energia Elétrica, BPC, além de programas municipais e estaduais que usam a mesma base de dados. Segundo o ministério, as pessoas entram em contato para tirar dúvidas, verificar o cadastro, saber se podem usufruir dos benefícios.
Funcionamento
O atendimento da Ouvidoria passa a funcionar de segunda à sexta — e nos fins de semana, quando for época de folha de pagamento do Programa Bolsa Família — das 7h às 19h. Além do número de telefone, no próximo dia 6 de novembro, estará disponível o atendimento via WhatsApp.
A ideia do governo é que o cidadão entre em contato com o "Disque Social" e o atendente colete as informações, tenha acesso à base de dados, identifique o problema e dê uma resposta rápida. O atendente explica o que está acontecendo, aconselha o cidadão ou a cidadã, fala o que se deve fazer, onde ir ou ligar para resolver o problema
De janeiro a setembro de 2023, a Ouvidoria-Geral do ministério recebeu 41.310 ligações e o tempo médio de atendimento de janeiro a julho deste ano foi de 5,86 dias. Em agosto, com a intensificação do trabalho, o tempo médio foi reduzido para 4,34 dias. E, em setembro, foi alcançada a marca de dois dias úteis para resolver as demandas apresentadas.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo