Economia

Supercopa Desimpedidos terá uniforme à venda e disputa no metaverso, em ações com marcas

Para empresas, competição de futebol é vista como oportunidade de se conectar a seguidores de influenciadores

Agência O Globo - EXTRA 31/10/2023
Supercopa Desimpedidos terá uniforme à venda e disputa no metaverso, em ações com marcas

As gravações da Supercopa Desimpedidos, tradicional campeonato de futebol disputado entre influenciadores digitais, acontecem na próxima segunda-feira (6). A meta da edição é superar 250 milhões de visualizações nos conteúdos multiplataforma, marca obtida na campanha de 2022, e engajar os seguidores de diversos nichos da internet. De olho nesse gol, as trocas de passes entre o canal esportivo e empresas já começaram há muito tempo. Eles preparam novidades, que o EXTRA traz com exclusividade, como uniformes que serão vendidos aos fãs e uma disputa no metaverso.

Uniformes à venda

Os influenciadores digitais serão divididos em oito times e entrarão em campo vestidos pela Nike, com camisas originais desenvolvidos para o "40 Years", "Atlético Brasóliense", "Independiente Del Brabo", "Máfia do Apito", "Picanha FC", "Rasta Pra Cima", "Real Castiguinho no Final" e "XII de Biracicaba". As equipes e escudos são baseadas em memes que marcaram os 10 anos do canal de futebol, que tem em seu elenco o criador de conteúdo e ex-BBB Fred Bruno. Pela primeira vez, em sete edições da Supercopa, os uniformes serão comercializados.

Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e Concursos e receba as principais notícias do dia

— Não é uma ideia nova. É uma vontade grande e não só nossa internamente, mas do nosso público. Os fãs sempre quiserem se conectar com o evento além do digital — diz Rafael Ferreira, diretor de planejamento estratégico da NWB, área responsável pela construção da Supercopa Desimpedidos.

A parceria entre Nike e o canal começou em 2022, ano de Copa do Mundo. E desde então, segundo Rafael, o Desimpedidos sempre pensa em maneiras de incluir a marca em suas conversas.

— A parceria com o Desimpedidos representa um passo importante na nossa estratégia de marketing. Reconhecemos a capacidade do canal de conectar os fãs de futebol com a linguagem autêntica da Geração Z — avalia Gustavo Viana, diretor de Marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike do Brasil.

Fã em campo

Uma nova experiência "figital" também está programada para este ano. Após o elenco do canal perguntar despretenciosamente aos seus fãs quem gostaria de jogar na Supercopa Desimpedidos, foram realizadas peneiras secretas para eleger o anônimo felizardo que integrará um dos times.

— Esse é mais um sonho da nossa audiência, que via todo mundo jogando, se divertindo e queria estar presente. Então este ano a gente abre uma vaga para uma pessoa que vai fazer parte de um time como qualquer outro jogador — revela Rafael: — Nas peneiras, como a Supercopa não tem característica de competição de performance, o que a gente queria era encontrar alguém que faria de tudo para jogar e que fosse solta. Já temos uma pessoa e ela está doida para contar para todo mundo.

Mas essa não será a única forma de ver de perto a competição. O jogo final da copa será ao vivo e o público vai poder assistir no estádio.

Torneio no metaverso

Além do futebol de bola no pé, tem futebol que acontece a partir do controle na mão. No metaverso do Roblox, Luis Barbosa, criador de conteúdo da Teia NWB conhecido como Santos Masinha, desenvolveu a Copa Roblox. A competição tem partidas de futebol virtuais que acontecem ao vivo, nos quais cada jogador controlam um personagem, e são assistidos por até meio milhão de pessoas.

Santos Masinha está responsável por levar a Supercopa Desimpedidos para a "metavárzea":

— Eu posso fazer a quadra no metaverso, colocar as placas de publicidade em volta do campo, reproduzir as camisas dos times e personalizar bonecos parecidos com o elenco real. Já chamei pessoas para jogar com esses personagens no campeonato e assistir é de graça — adianta.

Brownie e garrafa térmica

Duas marcas entraram na onda de produtos dedicados para comemoração de 10 anos do Desimpedidos com produtos especiais. A Stanley terá garrafa térmica em edição personalizada. Brownie do Luiz venderá uma edição especial de latas pelo seu site, a partir de 1º de novembro.

A parceria entre o Brownie do Luiz e o mundo do futebol surgiu a partir do lançamento de latas licenciadas com clubes de futebol, como Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo e Palmeiras. Um dos produtos de maior sucesso do universo, porém, são as latas em parceria com o atacante Gabigol.

Na ação com o Desimpedidos, a marca busca aumentar ainda mais o seu reconhecimento nacional.

— A expectativa é criar uma ligação mais estreita entre o universo dos esportes com a nossa marca. Além disso, o Desimpedidos é divertido, leve, ousado, combina com a gente, ao mesmo tempo em que fortalece nossa presença no cenário esportivo — expõe o diretor de Marketing Luiz Felipe Rondinelli.

'Grande collab' beneficia marcas

No mundo físico, os jogos da 7ª Supercopa Desimpedidos acontecerão no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, em campo montado pela Soccer Grass. O campeonato terá ainda ações de marcas como Clear, proporcionando o momento "Cabeça Fresca", que relembrará lances históricos e performáticos; e Philips, que protagonizará o VAR, fornecendo estatísticas de jogo e revisando os lances polêmicos. Ao todo, já são quatro marcas patrocinadoras e quatro marcas parceiras no projeto.

— A Supercopa nasceu em 2016, quando era uma característica muito forte na internet as collabs. E o Desimpedidos pensou: por que não reunir pessoas como Felipe Castanhari, Whindersson Nunes e Julio Cocielo, na época, em jogos de futebol e ver o que acontece? O propósito sempre foi a diversão. Vimos que os fãs se interessam muito em assistir seu criador de conteúdo favorito jogando. E o crescimento da Supercopa foi muito rápido e orgânico e se refletiu em performance não só de views, mas de marcas. Para elas, é uma oportunidade de falar não só com a nossa audiência, mas com a audiência de todo mundo que joga — explica Rafael Ferreira, da NWB.

Para o Desimpedidos, a Supercopa também é uma oportunidade de se apresentar às empresas e começar uma relação, que pode ser mais duradoura, conta Ferreira:

— A Supercopa é tão poderosa que é nela que a gente concentra todos os nossos valores. Já tivemos muitas marcas que entenderam nosso valor e conteúdo na Supercopa, mas com quem continuamos conversas e parcerias depois. O que a gente fala para as marcas é que a Supercopa é um período, mas é no dia a dia do canal que elas podem gerar uma relação com o nosso público.