Economia

PIB dos EUA cresce 4,9% no terceiro trimestre, maior alta desde 2021

Desempenho foi puxado pelo consumo das famílias. Mesmo diante do resultado forte, economistas avaliam que Fed manterá juros inalterados na semana que vem

Agência O Globo - GLOBO 26/10/2023
PIB dos EUA cresce 4,9% no terceiro trimestre, maior alta desde 2021
EUA

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos avançou 4,9% no terceiro trimestre na taxa anualizada, segundo dados divulgados nesta quinta-feira. O avanço é o maior desde 2021 e veio acima das expectativas. Analistas de mercado estimavam expansão de 4,7%.

O motor do crescimento da economia americana foi o consumo das famílias, que subiu 4%, também o maior patamar em dois anos. Com isso, a atividade econômica dos EUA avançou mais que o dobro do desempenho do segundo trimestre, quando houve alta de 2,1% do PIB.

Mesmo com o resultado robusto da economia americana, a maior parte dos economistas avalia que o Federal Reserve (Fed, o banco central do país) não deve elevar a taxa de juros na semana que vem. E que as chances de uma eventual recessão estão descartadas por ora.

A expectativa é que ela seja mantida entre 5,25% e 5,5%, o maior nível desde 2021. No Brasil, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC) também se reunirá na próxima semana para decidir sobre a taxa básica de juros, a Selic, e está atento aos movimentos do Fed.

- Crescimento forte não leva necessariamente a uma alta na taxa de juros na semana que vem, mas significa que o Fed vai indicar que ainda contempla taxas mais elevadas- disse Chris Low, economista-chefe da FHN Financial.