Economia

Prévia da inflação avança 0,21% em outubro, com aumento de passagens aéreas

Bilhetes subiram 23,75% no mês e foram a maior contribuição positiva para IPCA-15. Preço dos alimentos caiu

Agência O Globo - EXTRA 26/10/2023
Prévia da inflação avança 0,21% em outubro, com aumento de passagens aéreas
IPCA - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O IPCA-15, que funciona como uma prévia da inflação, desacelerou e ficou em 0,21% em outubro, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira. Os preços de Alimentos e bebidas caíram, contribuindo para que o índice cedesse, mas a alta no grupo Transportes anulou parte da queda, com forte avanço das passagens aéreas, que saltaram 23,75% no mês.

Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e Concursos e receba as principais notícias do dia

As passagens aéreas tiveram a maior contribuição individual para o avanço do IPCA-15

No ano, o índice acumula alta de 3,96% e, nos últimos 12 meses, a alta é de 5,05%, levemente acima dos 5% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores

Em setembro deste ano, o indicador avançou 0,35%

Na próxima semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne para decidir sobre a Selic, a taxa básica de juros A expectativa é de mais um corte na taxa, ainda que o IPCA-15 em 12 meses esteja acima do teto da meta.

A meta perseguida pelo BC é 3,25% para 2023, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior 4,75%.

No grupo Transportes, além da passagem aérea, os preços de transporte por aplicativo (5,64%) e emplacamento e licença (1,64%) subiram. Já os combustíveis tiveram queda de 0,44%, com recuo da gasolina, do etanol e do GNV.

Consumo: Preço do gás encanado vai subir a partir de novembro no Rio

Saúde e Habitação - em que estão aluguel e gás de botijão -subiram. Já o grupo Alimentação e bebidas, que tem forte peso no indicador, teve retração de 0,31%, com vários alimentos em queda, como leite longa vida e carnes. Mesmo alimentação fora de casa, que avançou 0,21%, teve alta menor que no mês anterior.