Economia
Aposentados recebem cartas de advogados sobre pecúlio, mas nem todos têm direito. Entenda
Benefício foi extinto em 1994, mas alguns aposentados ainda têm direito
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm recebido cartas de escritórios de advocacia falando sobre o direito ao pecúlio, benefício previdenciário pouco conhecido. Mas é preciso cautela: nem todos têm direito.
O pecúlio é destinado aos trabalhadores que se aposentaram, mas continuaram ativos, e garante a devolução, numa única parcela, das contribuições feitas ao INSS após a aposentadoria.
O benefício deixou de existir em 1994, mas, apesar de extinto, segue valendo e ainda pode ser resgatado para algumas pessoas:
Quem se aposentou por idade ou tempo de contribuição antes de 15/04/1994 (quando a lei que extinguiu o pecúlio foi sancionada) e que tenham voltado a trabalhar e a contribuir para o INSS até 15/04/1994.
Quem se aposentou por incapacidade permanente (invalidez) e que tenha voltado a trabalhar e a contribuir para o INSS, ou falecidos por acidente de trabalho até 20/11/1995. Para essas pessoas serão devolvidas as contribuições realizadas até 20/11/1995, desde que não tenham sido utilizadas para recebimento da aposentadoria ou da pensão por morte.
Além disso, o benefício não fica restrito ao pedido do próprio aposentado. Dessa forma, o requerimento pode ser feito também por um sucessor ou dependente em caso de aposentadoria por invalidez ou morte por acidente de trabalho no emprego após a primeira aposentadoria.
O pedido é feito pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS. Basta clicar em "Novo pedido" e digitar "Pecúlio". Na lista, clique no nome do serviço e siga as instruções na tela.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento