Economia

Dieese: quase 90% das categorias tiveram reajuste salarial acima da inflação em julho

Apenas uma categoria obteve ganho abaixo do INPC, usado como base para as negociações, no mês passado

Agência O Globo - GLOBO 21/08/2023
Dieese: quase 90% das categorias tiveram reajuste salarial acima da inflação em julho
Dinheiro - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgados hoje, indicam que de 165 categorias analisadas até dia 10 de agosto (data-base em julho), 89,1% conquistaram reajustes reais de salário, e 10,3% tiveram ganhos iguais à inflação dos últimos 12 meses.

Segundo o Dieese, só uma categoria ou 0,6% dos reajustes salariais em julho, ficaram abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado como base para as negociaçõesos reajustes salariais. Em julho de 2022, o percentual de negociações com reajuste abaixo da inflação foi de 66,5%.

O relatório do Dieese mostra ainda que a ocorrência de parcelamento dos reajustes foi observada em apenas uma negociação de julho (equivalente a 0,6% do total na data-base). Já o escalonamento dos valores, que corresponde ao pagamento de reajustes diferenciados segundo faixas salariais ou tamanho das empresas, ocorreu em 6,1% das negociações de julho, menor percentual registrado no ano.

Salariômetro: 77,05% dos reajustes no primeiro semestre superaram a inflação

No ano, das 9.829 negociações, 76,5% conseguiram resultados acima da inflação, enquanto que 18% registraram ganhos iguais ao INPC. Em apenas 5,5%, as negociações ficaram abaixo do índice. A variação média dos resultados de janeiro até 10 de agosto, é de 0,75% acima do INPC.

Sudeste na frente

No Sudeste, 80% dos resultados ficaram acima da inflação, seguido pelas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul, com 75%. No Nordeste, o percentual foi de 67,4%. Já os resultados abaixo do INPC variaram e,tre 1,4% (registrado noSul) e 10,1% no Nordeste.

Indústria em alta

As negociações da indústria tiveram aumentos reais em 82,6% dos casos no ano, enquanto os reajustes iguais ao INPC em 12,7%. Apenas 4,8% dos resultados do setor ficaram abaixo do índice infl acionário.

Após 80 anos da CLT: legislação não dá conta das novas relações de trabalho

No setor de serviços, reajustes superiores à inflação atingiram 79,3%, enquanto 14,4% se igualaram ao INPC e 6,3% abaixo.

No comércio, o percentual de resultados superiores ao INPC é menor (53,5%). No entanto, cerca de 42% das negociações registraram reajustes equivalentes à inflação, o que mostra que só 4,8% não conseguiram repor as perdas inflacionárias, de janeiro a julho de 2023.