Economia
Dieese: quase 90% das categorias tiveram reajuste salarial acima da inflação em julho
Apenas uma categoria obteve ganho abaixo do INPC, usado como base para as negociações, no mês passado
Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgados hoje, indicam que de 165 categorias analisadas até dia 10 de agosto (data-base em julho), 89,1% conquistaram reajustes reais de salário, e 10,3% tiveram ganhos iguais à inflação dos últimos 12 meses.
Segundo o Dieese, só uma categoria ou 0,6% dos reajustes salariais em julho, ficaram abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado como base para as negociaçõesos reajustes salariais. Em julho de 2022, o percentual de negociações com reajuste abaixo da inflação foi de 66,5%.
O relatório do Dieese mostra ainda que a ocorrência de parcelamento dos reajustes foi observada em apenas uma negociação de julho (equivalente a 0,6% do total na data-base). Já o escalonamento dos valores, que corresponde ao pagamento de reajustes diferenciados segundo faixas salariais ou tamanho das empresas, ocorreu em 6,1% das negociações de julho, menor percentual registrado no ano.
Salariômetro: 77,05% dos reajustes no primeiro semestre superaram a inflação
No ano, das 9.829 negociações, 76,5% conseguiram resultados acima da inflação, enquanto que 18% registraram ganhos iguais ao INPC. Em apenas 5,5%, as negociações ficaram abaixo do índice. A variação média dos resultados de janeiro até 10 de agosto, é de 0,75% acima do INPC.
Sudeste na frente
No Sudeste, 80% dos resultados ficaram acima da inflação, seguido pelas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul, com 75%. No Nordeste, o percentual foi de 67,4%. Já os resultados abaixo do INPC variaram e,tre 1,4% (registrado noSul) e 10,1% no Nordeste.
Indústria em alta
As negociações da indústria tiveram aumentos reais em 82,6% dos casos no ano, enquanto os reajustes iguais ao INPC em 12,7%. Apenas 4,8% dos resultados do setor ficaram abaixo do índice infl acionário.
Após 80 anos da CLT: legislação não dá conta das novas relações de trabalho
No setor de serviços, reajustes superiores à inflação atingiram 79,3%, enquanto 14,4% se igualaram ao INPC e 6,3% abaixo.
No comércio, o percentual de resultados superiores ao INPC é menor (53,5%). No entanto, cerca de 42% das negociações registraram reajustes equivalentes à inflação, o que mostra que só 4,8% não conseguiram repor as perdas inflacionárias, de janeiro a julho de 2023.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado