Economia
Gigante do setor imobiliário chinês aciona proteção contra falências nos Estados Unidos
A companhia vem tentando há meses concluir seu plano de reestruturação de dívida offshore
A China Evergrande Group — incorporadora imobiliária que virou símbolo da crise imobiliária chinesa — entrou, nesta quinta-feira (17), com um pedido de proteção contra credores em um tribunal de falências dos Estados Unidos.
Crise da Evergrande chega ao mercado de luxo: chinesa Shimao dá calote de US$ 1 bilhão
Negócios: CEO da Evergrande renuncia em meio a investigação no braço imobiliário
A empresa acionou o chamado "“Chapter 15”, que protege companhias estrangeiras em processos de recuperação judicial internacional. A petição faz referência a processos de reestruturação em Hong Kong e nas Ilhas Cayman.
A Evergrande vem tentando há meses concluir seu plano de reestruturação de dívida offshore. Em abril, divulgou que ainda não tinha o nível de suporte de credor necessário para implementar o plano e, em julho, recebeu autorização judicial para realizar votações sobre o acordo. As reuniões estão marcadas para o final deste mês.
Esse novo movimento da companhia ocorre em meio ao crescente medo de que a crise do setor imobiliário da China se espalhe para outras áreas da economia. Com consumo baixo, deflação e queda nas exportações, o país fez nesta semana o maior corte de juros desde o auge da pandemia.
Centro de crise no mercado imobiliário chinês, Evergrande lança plano de reestruturação
A Tianji Holdings, empresa relacionada, também recorreu à proteção do "“Chapter 15” no tribunal de falências de Manhattan. No ano passado, a incorporadora Modern Land China Co., com sede em Pequim, também acionou o mecanismo depois de entrar com pedido de reembolso de um título de US$ 250 milhões e declarar que iria seguir com um acordo de reestruturação de dívida offshore.
O advogado de falências de Evergrande foi procurado pela Bloomberg, mas não respondeu ao pedido de comentário até o fechamento da matéria.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo