Economia
Rui Costa diz que apagão 'foi erro técnico' e que há sobra de energia no país
Ministro diz que reservatórios estão cheios e que não há razão para blecaute, pois a oferta de eletricidade supera a demanda
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que foi “erro técnico” e “falha técnica” o motivo do apagão que atingiu 25 Estados e o Distrito Federal nesta terça-feira. Ele disse ainda que, ao contrário do que ocorreu no passado - quando havia mais demanda do que oferta de energia - hoje há sobra de energia no país.
- Foi erro técnico, falha técnica, precisa identificar o que foi que aconteceu. Espero que o mais rápido possível consigamos dizer à sociedade. O ministro cogitou, eventualmente, se não tiver respostas firmes, solicitar investigação policial - afirmou o ministro Costa, em entrevista ao programa ''Bom Dia, Ministro'', da EBC.
Dúvidas: Veja o que o governo ainda não respondeu sobre o apagão de terça-feira
Apagão: Escolas sem aula, falta d'água, engarrafamentos, metrôs parados. Veja o impacto pelo país
Em coletiva de imprensa na tarde de terça-feira, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que pediria que a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) investigassem as causas do apagão. O ministro disse que ainda não havia identificado se o incidente ocorreu por questão técnica ou falha humana.
Rui Costa contou que conversou na manhã desta quarta-feira com Silveira e afirmou que ambos determinaram urgência para detalhamento das causas do apagão:
- Não há razão para esse apagão, porque, em geral, a gente que viveu alguns apagões no Brasil foram períodos onde tínhamos crise de geração de energia, ou seja, reservatórios de água estavam em baixa, e você tinha mais demanda de energia do que oferta de energia, o que levava ao colapso do sistema. Não é o caso neste momento.
Impacto: Um terço dos consumidores brasileiros foi atingido por apagão, diz ministro
Entenda: Gráficos explicam o que pode ter causado o apagão e como funciona o sistema elétrico brasileiro
Costa argumentou que não há razão para apagão no Brasil porque há sobra de energia, com reservatórios cheios e geração de energia solar e ecológica.
- Não há razão, nem de oferta e nem de demanda, para ter tido esse colapso.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento