Economia
Mulheres ainda dedicam mais horas a tarefa domésticas do que homens
A quantidade de horas que as mulheres gastam com trabalho doméstico a cada semana é de 9,6 horas a mais do que os homens. Em 2019, essa diferença era ainda maior: 10 horas e meia.


Apesar da pequena redução, são as mulheres que mais sentem o peso das tarefas domésticas e do cuidado com outras pessoas. Elas dedicam, em média, mais de 20 horas semanais para isso, enquanto os homens dedicam um pouco mais da metade desse tempo, 11 horas semanais.
É o que revelam os dados da Pnad, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2022, que investiga as formas de trabalho distintas da ocupação remunerada.
De acordo com a pesquisa, a divisão das tarefas relativas ao lar e à família permanece desigual mesmo entre os trabalhadores: em média, as mulheres ocupadas dedicaram seis horas e meia a mais do que os homens ocupados aos afazeres domésticos.
Em 2022, as atividades ligadas à alimentação, limpeza ou manutenção de roupas e sapatos e limpeza ou arrumação do domicílio ainda estavam concentradas nas mulheres. Já nos pequenos reparos ou na manutenção do domicílio, os homens tinham maior percentual de realização que as mulheres.
A pesquisa também aponta que são as mulheres negras que mais sentem o peso dessa desigualdade. Mulheres que se declararam pretas tinham a maior taxa de realização de afazeres domésticos: 92,7%, no período analisado.
Economia Rio de Janeiro 11/08/2023 - 14:26 Paula Castro/ Renata Batista Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional Pnad tarefa domésticas sexta-feira, 11 Agosto, 2023 - 14:26 118:00
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento