Economia

Fitch rebaixa a classificação de crédito dos EUA de "AAA" para "AA+"

Agência cita a 'deterioração fiscal esperada para os próximos três anos e um ônus elevado e crescente da dívida do governo geral

Agência O Globo - GLOBO 01/08/2023
Fitch rebaixa a classificação de crédito dos EUA de 'AAA' para 'AA+'
Fitch ratings - Foto: Reuters/Brendan McDermid

A agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou a nota de crédito de longo prazo em moeda estrangeira dos EUA de "AAA" para "AA", repetindo um movimento feito há mais de dez anos pela S&P.

Os EUA vinham mantendo o "AAA" da Fitch desde 1994, segundo dados compilados pela Bloomberg.

A medida vem na esteira de grandes batalhas políticas sobre os empréstimos do país e repetidos impasses sobre o aumento do limite da dívida. Embora o impasse legislativo mais recente tenha sido resolvido, ele continua sendo um possível motivo de preocupação no futuro.

"O rebaixamento da classificação dos EUA reflete a deterioração fiscal esperada para os próximos três anos, um ônus elevado e crescente da dívida do governo geral e a erosão da governança em relação aos pares com classificação 'AA+' e 'AAA' nas últimas duas décadas, que se manifestou em repetidos impasses sobre o limite da dívida e resoluções de última hora", disse a Fitch em um comunicado.

No dia 24 de maio, a Fitch havia alertado risco de um rebaixamento. Os EUA agora são classificados como "AA+" pela Fitch, um degrau abaixo de AAA, com perspectiva estável pela agência.

Atualmente, a agência Moody's classifica a dívida soberana dos EUA como "AAA", sua classificação máxima. A S&P classifica o país com uma pontuação de "AA+", um nível abaixo do nível mais alto, tendo removido sua pontuação máxima em 2011, na esteira de uma crise anterior do teto da dívida.

A secretária do Tesouro, Janet Yellen, reagiu ao rebaixamento, chamando-o de "arbitrário" e "desatualizado". Os mercados estavam fechados no momento do anúncio.

- London - 01 Aug 2023: Fitch Ratings has downgraded the United States of America's Long-Term Foreign-Currency Issuer Default Rating (IDR) to 'AA+' from 'AAA'. The Rating Watch Negative was removed and a Stable Outlook assigned. The Country Ceiling has been affirmed at 'AAA'.

A full list of rating actions is at the end of this rating action commentary.