Economia
Petrobras reduz percentual de dividendos para acionistas da estatal
O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a redução dos dividendos, que serão distribuídos aos acionistas da companhia, de 60 para 45%. Esse cálculo será feito em cima do fluxo de caixa livre da empresa, ou seja, o valor que sobra dos recursos obtidos com as operações após o desconto dos investimentos. O pagamento continuará sendo feito a cada trimestre.


A possibilidade de mudança já tinha sido anunciada em março, quando o Conselho determinou que a diretoria aprimorasse a política de remuneração. O objetivo é abrir espaço para que a Petrobras invista mais e cumpra seu planejamento estratégico.
Na nota, divulgada na noite dessa sexta-feira, a companhia afirmou que a nova política mantém a previsibilidade do fluxo de pagamentos ao mesmo tempo em que garante a perenidade e a sustentabilidade financeira de curto, médio e longo prazos, sem comprometer a capacidade de crescimento.
Na mesma reunião, os conselheiros da empresa também aprovaram que entre 6 e 15% dos investimentos, nos próximos 5 anos, serão em iniciativas de baixa emissão de carbono.
No ano passado, a Petrobras alcançou lucro recorde de mais de R$ 188 bilhões, mas distribuiu mais de R$ 200 bilhões em dividendos, graças à antiga política, criticada pela atual gestão.
Economia O valor caiu de 60% para 45% e será pago a cada trimestre Rio de Janeiro 29/07/2023 - 13:30 Sâmia Mendes / Beatriz Albuquerque Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional Dividendos Petrobras sábado, 29 Julho, 2023 - 13:30 95:00
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos