Economia
Agência de classificação de risco eleva nota de crédito do Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cobrou que o Brasil volte a ter grau de investimento. Ele comentou a decisão da agência de classificação de risco Fitch, que elevou nesta quarta-feira (26) a nota de crédito do Brasil de BB- para BB, com perspectiva estável.
No comunicado, a Fitch explicou que a elevação da nota reflete desempenho macroeconômico e fiscal acima do esperado em meio a choques sucessivos nos últimos anos, políticas proativas e reformas que apoiaram isso. A agência espera ainda que o atual governo buscará mais melhorias.
O ministro Haddad agradeceu ao Congresso Nacional e aos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, pelo apoio a reformas, como a Tributária, já aprovada pelos deputados. Para ele, o Brasil tem que voltar a ser visto como local seguro para investidores internacionais.
O economista e membro do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal, Newton (Nilton) Marques, diz que a decisão da agência é boa para a imagem do Brasil no exterior. Ele acredita que uma redução na taxa básica de juros, na semana que vem, pode deixar o cenário mais positivo.
A agência Fitch também aumentou a estimativa de crescimento economia brasileira de 0,7% para em 2,3% neste ano.


Economia Brasília 26/07/2023 - 14:57 Nadia Faggiani / Alessandra Esteves Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional grau de invetimento nota Fitch crédito quarta-feira, 26 Julho, 2023 - 14:57 1:52
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola