Economia
Havaianas inaugura primeira loja 100% digital, sem funcionários no atendimento
Espaço em São Paulo tem baixo custo operacional, e modelo será replicado em outros países, diz empresa
A Havaianas inaugurou sua primeira loja com atendimento 100% autônomo, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. O projeto faz parte do processo de digitalização da marca líder em chinelos de dedo de borracha no país.
LVMH: Dona da Louis Vuitton, será patrocinadora premium das Olimpíadas pela primeira vez
Luxo nos trilhos: saiba como são e quanto custa viajar nos trens mais caros do mundo
Para comprar um dos modelos da marca, o cliente precisa baixar um aplicativo, chamado de Havaianas Go. Com a leitura de QR Code na entrada da loja, é possível entrar no espaço e escolher o modelo e fazer o pagamento via celular.
No início do ano passado, a companhia iniciou um projeto de atendimento híbrido em Aracaju, em Sergipe, no qual os clientes podiam realizar o pagamento e customizar os seus produtos através de apps em um balcão de atendimento híbrido.
O novo formato da loja envolve ainda o uso de materiais sustentáveis, já que o espaço foi feito de container feito com aproximadamente mil quilos de lixo e plástico reciclados. O painel de borracha que decora a loja é feito com resíduos fabris e de chinelos coletados no programa de reciclagem da marca.
Habitação: FGTS amplia em R$ 28 bi orçamento para financiar imóveis para classe média e do Minha Casa Minha Vida
- Esse modelo de loja é versátil, pois pode ser instalado em estacionamentos, parques, praças, praias, metrôs, eventos, e supermercados. Queremos reduzir complexidade, aumentar nossa eficiência e estar em mais pontos de contato com nossos usuários - diz Maria Fernanda Albuquerque, vice-presidente de Marketing de Havaianas Global.
No primeiro trimestre deste ano, a marca vendeu 48,2 milhões de pares, dos quais 7,6 milhões no exterior. A marca conta com 552 lojas no Brasil e outros 368 espaços no exterior.
Roupa de cookie e hidratante de chiclete: marcas fazem parcerias inusitadas para viralizar nas redes
Segundo ela, o modelo de lojas autônomas está sendo testado de forma inédita no Brasil.
- Com esse novo modelo de negócios, queremos mostrar que a marca pode chegar a ainda mais lugares, pois a loja tem um baixo custo operacional, é fácil de ser replicada e tem um potencial gigante para expandir a presença da marca no Brasil e no mundo, oferecendo uma experiência de compra inovadora e diferenciada.
Maria Fernanda explica que a ideia por enquanto é estudar esse modelo para reduzir complexidade, aumentar a eficiência e estar em mais pontos de contato com os usuários no Brasil e no mundo.
- Futuramente queremos estar com esse formato em outros mercados, principalmente o internacional.
A Havaianas também está ampliando os investimentos em tecnologia para permitir que os clientes possam criar suas próprias sandálias, escolhendo cores de tiras, solas e estampas, através da compra no aplicativo, que vai funcionar como uma espécie de "hub" digital. Com isso, o processo de impressão dos modelos está diretamente conectado à fábrica em Montes Claros, em Minas Gerais.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola