Economia
Já conhece a LuzIA? ChatGPT para WhatsApp e Telegram chega ao Brasil. Tire suas dúvidas
Extra
A inteligência artificial LuzIA, que integra o ChatGPT ao WhatsApp, chegou ao Brasil na última quarta-feira, dia 19, em um mercado que é o segundo do mundo em usuários ativos do WhatsApp. A ferramenta já vem sendo testada pelos brasileiros e pode transcrever áudios, gerar conteúdos em texto e responder a comandos de voz. Veja a seguir como funciona o serviço e tire as suas dúvidas:
Como enviar mensagens à LuzIA?
O acesso à LuzIA é simples. O usuário pode adicionar o número brasileiro do sistema (+55 11 97255-3036) em sua agenda ou acessá-lo a partir do site e clicar na plataforma de sua preferência. A ferramenta está traduzida para português.
Como é conversar com a LuzIA?
Na prática, será como conversar com um contato comum do celular. Mas, do outro lado, a resposta virá de uma máquina conectada ao ChatGPT.
Ao funcionar no WhatsApp e Telegram, LuzIA elimina a necessidade de cadastros ou downloads à parte e pode ser usada sem consumir pacotes de dados móveis nos planos de telefonia que contemplam essa oferta.
O que a LuzIA é capaz de fazer?
Além das funções já oferecidas pelo ChatGPT, como responder perguntas, traduzir textos e criar conteúdo escritos, a LuzIA também permite a transcrição de áudios recebidos pelo WhatsApp, o envio de comandos por mensagem de voz e a criação de imagens.
Há algum risco envolvido no uso da LuzIA?
As informações da IA só estão atualizadas até 2021, assim como o ChatGPT. A ferramenta também pode fornecer dados equivocados, problemas que são conhecidos como "alucinação da IA". A empresa também sugere que os usuários não compartilhem informações sensíveis ou pessoais.
A ferramenta é assertiva?
Segundo o engenheiro espanhol Álvaro Higes, criador do sistema, a ferramenta de geração de imagens ainda está sendo aperfeiçoada, mas que LuzIA "tem dado o seu melhor".
O EXTRA testou as três funções. Em alguns segundos, o sistema foi capaz de transcrever dois conteúdos em áudio, com poucas falhas, mas problemas na acentuação. O pedido para criação de conteúdo a partir de mensagens de voz também funcionou. No caso da geração de imagens, nenhum dos três comandos para que a LuzIA criasse uma imagem de um "robô" deu certo.
Preciso pagar para usar a LuzIA?
Por enquanto, todo o serviço é gratuito. O CEO e cofundador explica, no entanto, que os planos da empresa envolvem o lançamento de novos recursos pagos e de uma assinatura para usuários frequentes até o início de 2024.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola