Economia
Vendas do varejo caem 0,6% em novembro ante outubro, afirma IBGE
As vendas do comércio varejista caíram 0,6% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 0,7% a alta de 0,4%, e pior que a mediana negativa de 0,3%.
Na comparação com novembro de 2021, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 1,5% em novembro. Nesse confronto, as projeções iam de uma alta de 1,2% a 3,3%, com mediana positiva de 2,0%.
As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 1,1% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior. No acumulado em 12 meses, houve alta de 0,6%, ante avanço de 0,1% até outubro.
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,6% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 0,8% a um avanço de 0,9%, e também pior que a mediana positiva de 0,1%.
Na comparação com novembro de 2021, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram baixa de 1,4% em novembro. Nesse confronto, as projeções variavam de uma redução de 1,6% a expansão de 0,7%, com mediana negativa de 0,4%.
As vendas do comércio varejista ampliado acumularam recuo de 0,6% no ano. No acumulado em 12 meses, houve queda de 0,8%, ante recuo de 1,0% até outubro.
Copyright © 2023 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico