Economia
Todos os 9 grupos do IPCA tiveram altas de preços em dezembro
Todos os nove grupos que integram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registraram altas de preços em dezembro. As informações foram divulgadas nesta terça-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As famílias gastaram mais com Comunicação (0,50%, impacto de 0,03 ponto porcentual), Artigos de Residência (0,64%, impacto de 0,03 ponto porcentual), Alimentação e Bebidas (0,66%, impacto de 0,14 ponto porcentual), Transportes (0,21%, impacto de 0,04 p.p.), Saúde e Cuidados Pessoais (1,60%, impacto de 0,21 ponto porcentual), Vestuário (1,52%, impacto de 0,07 p.p.), Despesas Pessoais (0,62%, impacto de 0,06 p.p.), Educação (0,19%, impacto de 0,01 p.p.) e Habitação (0,20%, impacto de 0,03 p.p.).
No grupo Vestuário, as roupas femininas tiveram a variação mais expressiva, alta de 2,10%, e o maior impacto, 0,03 p.p. entre os itens pesquisados. Houve aumentos relevantes também nas roupas masculinas (1,55%), roupas infantis (1,46%) e calçados e acessórios (1,09%).
Todas as 16 regiões investigadas pelo IBGE registraram aumento de preços em dezembro. O resultado mais elevado foi observado em Rio Branco, 1,32%, enquanto o mais brando ocorreu no Rio de Janeiro, 0,33%.
Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2023 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico