Economia
Zona do euro tem déficit comercial de 34,4 bilhões em setembro
A zona do euro registrou um déficit comercial de 34,4 bilhões de euros em setembro, com o aumento das importações devido aos altos custos de energia, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira, 15, pela Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia.
O déficit comercial da zona do euro em setembro reverte o superávit de 6,7 bilhões de euros no mesmo período do ano passado, disse o Eurostat. Houve, porém, queda em relação ao déficit recorde de agosto, de 47,3 bilhões de euros.
O déficit foi impulsionado por um salto nas importações, que aumentaram 44,5% no ano para 294,0 bilhões de euros. As exportações também aumentaram, embora a um ritmo mais lento de 23,6%, para 259,6 bilhões de euros.
Em uma base mensal, as exportações da zona do euro aumentaram 1,6% com ajuste sazonal, enquanto as importações diminuíram 2,0%.
Os dados para a UE mostraram que o déficit comercial de energia aumentou para 491,4 bilhões de euros nos primeiros nove meses do ano, em comparação com um déficit de 179,6 bilhões de euros no mesmo período do ano passado, ressaltando os custos mais elevados da energia importada desde a eclosão da guerra na Ucrânia.
Autor: Dow Jones Newswires
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos