Economia
Bolsas da Europa fecham em baixa, com temores de recessão de novo em foco
Os mercados acionários da Europa registraram queda, nesta quarta-feira, 5. As bolsas não mostraram fôlego, após ganhos recentes e com temores de recessão novamente entre as preocupações, em meio à publicação de indicadores.
O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 1,02%, em 389,91 pontos.
Na agenda de indicadores, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da zona do euro, elaborado pela S&P Global, recuou a 48,8 em setembro, na mínima em 19 meses. O PMI composto da região teve baixa a 48,1 em setembro, menor nível em 20 meses e mais distante da marca de 50, que separa contração da expansão na pesquisa. Para a Oxford Economics, o quadro já é de contração.
Na Alemanha, o PMI de serviços caiu a 45 em setembro, mínima desde maio de 2020. No Reino Unido, o mesmo indicador foi a 50 em setembro, na mínima desde fevereiro de 2021. A Alemanha é mais afetada pela crise de energia, pois era mais dependente da Rússia nesse setor. Segundo a Capital Economics, mesmo um pacote fiscal de 200 bilhões de euros não deve impedir a maior economia do continente de enfrentar uma recessão.
Nos mercados acionários, o ambiente negativo também foi potencializado pela aparente realização de lucros, após três dias de ganhos. Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em queda de 0,48%, em 7.052,62 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX caiu 1,21%, a 12.517,18 pontos. Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 recuou 0,90%, a 5.985,46 pontos.
O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, recuou 1,52%, a 21.360,72 pontos.
Em Madri, o índice IBEX 35 caiu 1,52%, a 7.579,90 pontos, e em Lisboa o PSI 20 registrou queda de 1,49%, a 5.444,09 pontos.
Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo