Economia
China apela a bancos para que ajudem a conter queda do yuan
Autoridades do Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) alertaram investidores a não apostarem na desvalorização da moeda do país, depois que o yuan ampliou perdas e atingiu o menor nível ante o dólar desde 2008 no mercado onshore.
“O mercado cambial é de grande importância, e manter a estabilidade é a maior prioridade”, disse Liu Guoqiang, vice-presidente do PBoC, em reunião na terça-feira (27) com um grupo de bancos que ajuda a supervisionar o mercado de câmbio.
Na mesma reunião, o PBoC pediu aos bancos que mantenham conscientemente a estabilidade do mercado de câmbio e contenham flutuações na taxa de câmbio, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira, 28.
Há um pequeno grupo de empresários seguindo a tendência de “especulação cambial” e algumas instituições financeiras se envolveram em operações ilegais, afirmou Liu, acrescentando que o governo vai “fortalecer diretrizes e correções”.
Nesta madrugada, o yuan atingiu mínima histórica em relação ao dólar no mercado offshore, apesar de esforços recentes do PBoC para sustentar a moeda. Fonte: Dow Jones Newswires.
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo