Economia
UE propõe instrumento emergencial para lidar com crise de oferta
A Comissão Europeia publicou, nesta segunda-feira, 19, um rascunho no qual propõe um Instrumento Emergencial de Mercado Único para lidar com as crises de oferta no bloco. No documento, o braço executivo da União Europeia ressalta que eventos recentes destacaram a necessidade de que a Europa esteja melhor prepara para lidar com crises futuras, em especial dadas as mudanças climáticas e instabilidades econômicas e geopolíticas.
Segundo a UE, o instrumento deve focar na “eliminação de obstáculos e na preservação da livre circulação de bens, serviços e pessoas e na garantia da disponibilidade de produtos críticos no Mercado Único caso seja ativado”. O mercado terá de garantir o funcionamento de negócios e do Mercado Único, diz o documento. “No entanto, o cenário de contingência permite que a Comissão tome várias medidas em todos os momentos para se preparar para possíveis crises, sem exigir ativação específica”, aponta.
Entre elas, estão a criação de possíveis protocolos para crises e a definição de um sistema de alerta precoce para quaisquer incidentes que possam perturbar o funcionamento do Mercado Único.
Autor: Ilana Cardial
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
4CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo
-
5LOTERIAS
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 64 milhões; confira os números do concurso deste sábado