Economia
BC do Canadá eleva taxa básica de juros em 75 pontos-base, para 3,25% ao ano
O Banco Central do Canadá (BoC, na sigla em inglês) decidiu elevar a taxa básica de juros (overnight) em 75 pontos-base, de 2,5% a 3,25% ao ano, nesta quarta-feira. A taxa bancária foi elevada a 3,50% e a taxa de depósitos, a 3,25%.
De acordo com o BC, a inflação global continua alta e as medidas do núcleo da inflação estão subindo na maioria dos países.
“No Canadá, a inflação do CPI diminuiu em julho para 7,6%, de 8,1%, devido à queda nos preços da gasolina. No entanto, a inflação excluindo a gasolina aumentou, e os dados indicam uma maior ampliação das pressões sobre os preços, principalmente nos serviços. Pesquisas sugerem que as expectativas de inflação de curto prazo permanecem altas. Quanto mais tempo isso continuar, maior o risco de que a inflação elevada se enraíze”, diz em comunicado.
O BoC ainda destacou que a economia canadense continua operando em excesso de demanda e os mercados de trabalho permanecem apertados. “O banco continua esperando que a economia modere no segundo semestre deste ano, à medida que a demanda global enfraquece e uma política monetária mais restritiva aqui no Canadá comece a alinhar a demanda com a oferta”, prevê. “Dadas as perspectivas para a inflação, o Conselho ainda considera que a taxa de juro terá de subir ainda mais e continua firme no seu compromisso com a estabilidade de preços para atingir o objetivo de 2%”, acrescenta.
Autor: Letícia Simionato
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento