Economia
IPCA de abril é o mais elevado para o mês desde 1996
A alta de 1,06% registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em abril foi a variação mais acentuada para o mês desde 1996, quando o índice foi de 1,26%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 11. No mês de abril de 2021, o IPCA tinha sido de 0,31%.
O resultado de abril de 2022 ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que previam uma alta entre 0,83% e 1,24%, com mediana positiva de 1,00%. Em março, houve avanço de 1,62%.
A taxa em 12 meses passou de 11,30% em março para 12,13% em abril, resultado mais elevado desde outubro de 2003, quando estava em 13,98%.
A meta de inflação para este ano perseguida pelo Banco Central é de 3,50%, que tem teto de tolerância de 5%. A taxa acumulada pela inflação no ano até abril ficou em 4,29%.
Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista