Economia
APP deve ser concluído no começo do 3º trimestre, diz presidente do BCE
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse nesta quarta-feira (11) que a instituição deverá concluir seu programa de compras de ativos, conhecido como APP, no começo do terceiro trimestre.
Lagarde, que discursou em evento do 30º aniversário do Banco da Eslovênia, afirmou que a primeira alta de juros do BCE acontecerá “algum tempo” depois do fim do APP, ressaltando que “algum tempo” pode significar um período de apenas algumas semanas.
Lagarde disse também que, no contexto da guerra entre Rússia e Ucrânia, que ajudou a impulsionar os preços de energia, “parece cada vez mais improvável” que a dinâmica desinflacionária da década passada retorne. “Desta forma, é apropriado que a política (monetária do BCE) volte para configurações mais normais”, acrescentou.
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil