Economia
Formação Bruta de Capital Fixo cresce 0,8% em fevereiro ante janeiro, diz Ipea

O País registrou aumento dos investimentos em fevereiro, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Indicador Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no PIB) cresceu 0,8% em relação a janeiro, na série com ajuste sazonal. O resultado sucede uma elevação de 0,7% no mês anterior.
Na comparação com o mesmo mês de 2021, houve expansão de 0,9% em fevereiro, depois de ter encolhido 2,2% em janeiro. Nos 12 meses terminados em fevereiro, o Indicador de FBCF acumulou uma alta de 14,7%.
A FBCF é composta pelos investimentos em máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos.
Na passagem de janeiro para fevereiro, com ajuste sazonal, o consumo aparente de máquinas e equipamentos – produção nacional destinada ao mercado interno acrescida das importações – registrou um crescimento de 2,5%. O componente de construção civil teve uma elevação de 0,2%, enquanto os outros ativos subiram 4,3%.
Em relação a fevereiro de 2021, a demanda por máquinas e equipamentos caiu 2,6% em fevereiro de 2022, mas houve expansão da construção civil (1,9%) e dos outros ativos (6,0%).
Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé