Economia
Embargo à energia russa aumentaria preços do petróleo, adverte ministro ucraniano
O Ministro das Finanças da Ucrânia, Serhiy Marchenko, afirmou que um potencial embargo europeu à energia russa aumentaria significativamente os preços dos combustíveis. Ele demonstrou apoio a tarifas sobre as importações de petróleo e gás natural, como alternativa.
Em entrevista ao The Wall Street Journal, Marchenko disse que um embargo elevaria os preços a níveis tão altos que a Rússia ainda poderia obter receita significativa com as vendas em outros lugares. “Um embargo total só dá dinheiro adicional à Rússia porque acredito que o preço do petróleo e do gás subirá a níveis enormes”, disse.
Suas observações derivam das preocupações levantadas no início da semana pela Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen.
A União Europeia e os EUA discutem como reduzir os ganhos que a Rússia obtém das vendas de petróleo e gás para a Europa.
O ministro das Finanças ucraniano ainda afirmou que o dinheiro arrecadado em uma tarifa potencial aplicada à Rússia poderia ser usado para apoiar a Ucrânia na guerra.
Além de adotar tarifas sobre as importações de petróleo e gás, autoridades europeias e norte-americanas discutiram a possibilidade de colocar pagamentos pela energia russa em uma espécie de custódia.
Autor: Dow Jones Newswires
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
2TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
3MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
4DEFESA ESTRATÉGICA
Estados Unidos testam míssil intercontinental Minuteman III com sucesso
-
5ESTADUAL
CRB e ASA voltam a decidir o Alagoano pela quinta vez consecutiva; FAF define datas e locais