Economia
UE altera orientação para política fiscal em 2023 devido a sanções à Rússia
A Comissão Europeia divulgou nesta quarta-feira, 2, novo documento que fornece aos Estados-membros orientações sobre a condução da política fiscal em 2023. De acordo com o texto, a comunicação é apresentada no contexto da invasão “não provocada e injustificada” da Ucrânia pela Rússia.
“Em solidariedade à Ucrânia, a UE aprovou um pacote sem precedentes de sanções econômicas que terão um grave impacto na economia e na elite política russas”, destaca o comunicado.
Dessa forma, segundo a Comissão, “há necessidade de uma forte coordenação das políticas econômicas em resposta às circunstâncias em rápida mutação”.
As novas orientações são baseadas em cinco princípios fundamentais: coordenação de políticas devem ser asseguradas; sustentabilidade da dívida deve ser assegurada por meio de um ajuste fiscal gradual e de alta qualidade mais crescimento econômico; investimento deve ser fomentado e o crescimento sustentável promovido; devem ser promovidas estratégias fiscais consistentes com uma abordagem de médio prazo para o ajuste fiscal; e as estratégias fiscais devem ser diferenciadas e ter em conta a dimensão da área do euro.
O documento também ressalta que estabelece orientações preliminares de política fiscal para 2023, que serão atualizadas conforme necessário. “As orientações futuras continuarão a refletir a situação econômica global e a situação específica de cada Estado-membro”, destaca.
Autor: Letícia Simionato
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026