Economia
Emprego com carteira no setor privado cresce em 987 mil vagas em um trimestre
O último trimestre do ano de 2021 mostrou uma abertura de 987 mil vagas com carteira assinada no setor privado em relação ao trimestre encerrado em setembro. Na comparação com o mesmo trimestre de 2020, 2,902 milhões de vagas com carteira assinada foram criadas no setor privado. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurada pelo Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE).
O total de pessoas trabalhando com carteira assinada no setor privado foi de 34,495 milhões no trimestre até dezembro, enquanto as que atuavam sem carteira assinada alcançaram um recorde de 12,443 milhões, 753 mil a mais que no trimestre anterior. Em relação ao trimestre até dezembro de 2020, foram criadas 1,921 milhão de vagas sem carteira no setor privado.
O trabalho por conta própria ganhou 483 mil pessoas a mais em um trimestre, para um recorde de 25,944 milhões de pessoas. O resultado significa 2,998 milhões de pessoas a mais atuando nessa condição em relação a um ano antes.
O número de empregadores aumentou em 72 mil em um trimestre. Em relação a dezembro de 2020, o total de empregadores é 26 mil superior.
O País teve um aumento de 341 mil pessoas no trabalho doméstico em um trimestre, para um total de 5,697 milhões de pessoas. Esse contingente é 1,032 milhão maior que no ano anterior.
O setor público teve 207 mil ocupados a mais no trimestre terminado em dezembro de 2021 ante o trimestre encerrado em setembro. Na comparação com o mesmo trimestre de 2020, foram fechadas 305 mil vagas.
Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026