Economia
Ao G20, diretora-gerente do FMI renova alerta para perda de fôlego no PIB global
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, voltou a alertar para a perda de fôlego da recuperação global, ao discursar em reunião virtual de ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G20. Segundo ela, dados mais recentes apontam para um crescimento mais fraco em 2022, diante da variante Ômicron da covid-19 e de problemas nas cadeias de suprimento “que são mais persistentes do que o anteriormente antecipado”.
“Ao mesmo tempo, as leituras de inflação seguem elevadas em muitos países, os mercados financeiros estão mais voláteis e as tensões geopolíticas aumentaram fortemente”, disse ela, segundo comunicado do FMI com a íntegra de sua fala.
Kristalina Georgieva citou o que vê como prioridades atuais, entre elas evitar choques econômicos duradouros com a covid-19, que ainda é uma incerteza.
Ela pediu foco importante na vacinação e em sua distribuição, bem como em insumos como testes e tratamentos contra o vírus. Também defendeu a importância de passar por esse ciclo de aperto monetário esperado. Segundo ela, é preciso “lutar contra a inflação sem frear a retomada”.
A diretora-gerente do FMI ainda disse que os países devem ter prioridade maior na sustentabilidade fiscal. Após estímulos para lidar com o choque da pandemia, é preciso fazer ajustes, com apoio mais direcionado.
Ela mencionou que a parcela de países de baixa renda com alto risco de problemas de dívida dobrou desde 2015, de 30% para 60% do total deles atualmente.
Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026