Economia
Pesquisa do BCE vê inflação na zona do euro abaixo da meta de 2% em 2023
O Banco Central Europeu (BCE) divulgou os resultados de uma pesquisa em que prevê que a inflação na zona do euro deve desacelerar para abaixo da meta em 2023. O levantamento, denominado “Pesquisa de Previsores Profissionais”, mostra que as expectativas de inflação situaram-se em 3,0%, 1,8% e 1,9% para 2022, 2023 e 2024, respectivamente.
Em relação ao estudo conduzido no quarto trimestre do ano passado, as expectativas foram revisadas para cima em 1,1 ponto porcentual para 2022 e em 0,1 ponto porcentual para 2023. As expectativas para 2024 não haviam sido pesquisadas na rodada anterior.
“Os entrevistados atribuíram as revisões em alta principalmente a novos aumentos nos preços de energia e ao impacto contínuo dos desequilíbrios entre oferta e demanda. Ao mesmo tempo, eles continuam esperando que a inflação caia – para 1,8% em dezembro de 2022”, diz a pesquisa.
De acordo com o levantamento, os entrevistados também esperam que o surgimento da variante Ômicron do coronavírus tenha resultado em um crescimento econômico temporariamente mais lento no quarto trimestre de 2021 e que essa tendência continue no primeiro trimestre de 2022, mas uma recuperação no segundo e terceiro trimestres deste ano.
Autor: Letícia Simionato
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso