Economia
Justiça determina que Amazonas Energia devolva R$ 6,8 mi ao município de Manaus
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM) determinou que a Amazonas Energia devolva o valor de R$ 6,8 milhões ao município de Manaus por retenção indevida do valor, o qual se refere à receita de contribuição da iluminação pública, que deveria ser destinado à municipalidade.
Em 2018, a prefeitura de Manaus firmou um contrato com a Amazonas Energia para a prestação do serviço de faturamento, arrecadação e cobrança da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). Pelos termos do contrato, todos os meses a concessionária deveria enviar os valores recolhidos da Cosip, por meio do pagamento das faturas de energia, ao município.
Porém, ficou constatado que a concessionária recorreu a uma espécie de “encontro de contas” e descontou da Cosip o valor de quase R$ 7 milhões, que corresponderiam a débitos da fatura de energia do município, referente a um contrato anterior, firmado em 2016.
Na decisão, o juiz Paulo Fernando de Britto Feitoza afirmou que o Código Tributário Nacional prevê que eventual compensação de créditos fosse precedida de autorização legal. A ação confirma decisão proferida em janeiro do ano passado, que já havia determinado a devolução do valor ao município.
Autor: Leandro Tavares
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1ACIDENTE AÉREO
Vídeo mostra momento em que helicóptero atinge o solo no Recreio dos Bandeirantes
-
2ALARME FALSO
'Misantropia': sistema da Defesa Civil é invadido e dispara mensagem falsa em várias cidades
-
3RIO DE JANEIRO
Apagão deixa bairros da Grande Tijuca sem luz e afeta trânsito na Zona Norte do Rio
-
4EDUCAÇÃO
Filho de Luciano Huck e Angélica relata principal dificuldade na preparação para o vestibular
-
5OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas